quarta-feira, 8 de julho de 2009

Caros 'Anónimos'

Começo pelo ponto que mais me tem perturbado: este blog é um sítio de opiniões e, como tal, as opiniões dos bloguistas devem ser respeitadas. Não peço que concordem... Peço só que respeitem. Isto porque muitos dos comentários que têm sido feitos, são apenas por maldade. E, se acham que somos uma geração perdida, que somos (ou sou) arrogantes, não precisam de vir atacar.
Mais, se eu tive as notas que tive nos exames, a culpa foi minha. Porém, não posso deixar de dizer que, na minha opinião, as provas foram desajustadas, porque não era preciso ter conhecimentos de História (por exemplo) para se conseguir resolver a prova. E isso deixou-me desorientada porque não consegui articular o raciocínio (por exemplo, partir de uma fotografia de uma entrega de prémios do Secretariado de Propaganda Nacional não consegui encontrar os objectivos do SPN - pura e simplesmente não fazia qualquer sentido). Agora, não admito que acusem os meus professores de serem incompetentes e que me acusem de decorar matéria, porque raramente (muito raramente mesmo!) o fiz.
Afirmam que quando chegarmos à faculdade 'é que vai ser'. Pois bem: eu só quero chegar à faculdade! Só quero que uns exames nacionais não me estraguem a vida, porque eu esforcei-me e trabalhei muito durante estes três anos. E há fases para tudo, como a Marta diz.
Agora dedico-me a MACS. Espero ter uma boa nota no exame, embora a minha paciência não seja muita para pegar nos livros. Estou completamente de rastos e só preciso de férias. Esperava, sinceramente, uma fase de exames menos difícil...

2 comentários:

  1. Olá Joanne, antes de mais esclareço que não sou qualquer um dos anónimos que comentou o teu post anterior. Como trabalho na área da História fui analisar com mais cuidado a prova e respectivos critérios. Posso dizer-te que no geral não concordo contigo,mas claro esta é apenas a minha opinião,a prova globalmente não me pareceu desajustada ao programa e muito menos era destinada a alunos que apenas se "desenrascam"...Não era um prova "óbvia", aliás como acontece frequentemente em História, os documentos de apoio normalmente implicam um certo nível de abstração que muitas vezes entra em choque com a ansiedade natural que qualquer aluno tem nos exames. Concordo parcialmente com a crítica que fazes à fotografia da entrega de prémios. Acho que um daqueles casos em que a resposta parece óbvia para quem fez o enunciado da prova, mas para quem tem de responder nem tanto.Para mim que sou "historiadora" a fotografia é mais que suficiente e óbvia, concordo que do ponto de vista do aluno não seja assim tão claro. Isto não tem a ver com facilidade ou dificuldade das provas, mas com a familiaridade das fontes para quem elabora as perguntas, esta tem de ser obrigatoriamente muito diferente da dos alunos o que pode gerar situações como esta.
    De qualquer modo boa sorte e que em breve te possa encontrar a ti, e a qualquer dos outros colegas que aqui escrevem numa Universidade e no curso que desejam.Aos que já tiveram as notas desejadas parabéns, os que não têm não desistam que com vontade e trabalho vão de certeza chegar lá. No que respeita às criticas vazias que lhe são feitas "esqueçam lá isso", a "estória" da "geração rasca" já "tem barbas" e muitas vezes serve apenas para tentar justificar a ignorância própria.
    Parabéns e boa-sorte a todos.

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria!
    Eu consegui responder à questão, mas descontaram-me 0,5 valores porque não referi o documento. E, se me pudesse ajudar... É que eu não sei como o devia fazer... Não consegui encontrar nada no documento que me levasse aos objectivos. Porém, os objectivos estão lá e eu vou apresentar recurso.
    De qualquer maneira, se me conseguisse esclarecer...
    Obrigada pelo comentário

    ResponderEliminar