quinta-feira, 9 de julho de 2009

Dia 30

Pois é.
E é mesmo.
Triste.
É mesmo triste o picanço (agora não me mandem aprender a usar o bom português, por favor) desnecessário a que este blog chegou.
Nós somos pessoas. Nós também temos opinião. Alguns não concordam, muito bem, estão no seu direito, aliás, são livres, como no tema da famosa composição da prova de Português. E então? Há necessidade de nos mandar ir trabalhar? De mostrar que são melhores porque tiveram grandes notas, ou porque já estão na faculdade, ou porque tiveram exames muito mais difíceis nos vossos anos, ou porque, porque, porque? Há necessidade de reduzir os nossos pensamentos, solicitados por um director de um jornal, a desabafos parvinhos? É que há uma coisa que ainda não percebi. Tanta coisa, tanta coisa, mas ainda há quem se dê ao trabalho para comentar.

Por favor, não se revoltem, isto não é para picar ainda mais nem para manter acesa a guerra bloguistas-leitores, mas sim para pensarem um pouco. Vale a pena isso tudo?
Somos só alunos, tivémos esta oportunidade, somos jovens, compreendam, isto não são críticas directas, são opiniões. Somos livres.

9 comentários:

  1. São jovens e estão agora a abrir os olhos.
    Foram claramente instrumentalizados.
    É pena que só agora tenham percebido isso.
    Saiu o tiro pela culatra a quem vos instrumentalizou, que escolheu bons alunos e não esperava que as notas pudessem ser tão baixas em alguns casos.
    Fica-vos esta experiência como lição para a vida.
    Desconfiem de propostas inocentes e "giras" como esta.

    ResponderEliminar
  2. esta rapaziada e mesmo muito engraçada...
    "escolheu bons alunos"?? ahahahah

    ResponderEliminar
  3. Martolas (sem login)9 de julho de 2009 às 16:28

    Propostas inocentes e "giras" como esta? Que veio dum membro da minha família e de pessoas que me conhecem desde pequena.
    E escreve-se culatra ou colatra? (isto é uma dúvida genuína, ainda podemos ter dúvidas, acho eu)

    ResponderEliminar
  4. Amigos! Vamos continuar a ser "mal educados e arrogantes" que os comentários estão a aumentar !

    Instrumentalizados?! Porquê? Se não tivessemos escrito no blog não nos conhecíamos! Não tínhamos agora amigos diferentes e muuuito mais experiência neste tipo de coisas! E isto foi uma experiência bastante gira! Conhecer gentinha frustrada que não faz mais nada na vida do que atacar os outros, os que querem mais da vida, e aprender a lidar com essa mesma gentinha!

    Marta, é culatra. Mas shiu, já não podes ter dúvidas. :O

    ResponderEliminar
  5. Já não passava por aqui há alguns tempos e sabes que mais, Marta?

    Não vale a pena.

    Comentários como estes de pessoas como estas vais tu e todos os outros encontrar a pontapé ao longo da tua vida... Também fiz um blog e, no início, ficava magoado com os comentários que alguns (normalmente, os típicos anónimos) faziam.

    Por outro lado, comecei a entender que quanto mais valor dermos a estas pessoas que vêm aqui só para deitar a baixo pior elas fazem.

    Porque é sempre divertido dar cabo da cabeça a uma cambada de miúdos do secundário, não é?

    É giro mostrar que somos melhores que os outros e fazer comments humildes a dizer bem de nós mesmos.

    É giro.

    Mas tudo o que eles querem é arranjar confusão. E vocês com estes posts dão-lhes o que eles querem.

    Deixem-nos dar a sua opinião à vontade.

    Deixem-nos insultar-vos à vontade.

    Deixem-nos divertirem-se.

    Afinal de contas nós (eu, que já passei por esses exames há uns tempos, tu, todos os outros colaboradores do blog e até mesmo todos os alunos que fizeram estes exames) sabemos o quanto nos custou e o quanto nos esforçámos. Não precisamos de convencer os outros de nada. Não deixemos é de acreditar em nós por críticas que, muitas das vezes, são maldosas.

    E agora... Divirtam-se e boas férias! (não sabem como eu vos invejo ;) )

    ResponderEliminar
  6. E já agora, deixo-vos aqui o comentário que tinha feito num post no início do blog em
    http://notafinal2009.blogspot.com/2009/06/preciso-de-ferias.html#comments

    Tinha assinado com outro nome, mas se clicarem no nome vêem que o blog é o mesmo;) :

    "É engraçado ver os comentários que aqui se fazem...

    Todos mandam "ir trabalhar", dizem que "isso não é nada" mas são os mesmos que dizem isso que deixam no ar aquela ideia de "no meu tempo é que se trabalhava"!

    Ridículo.

    É óbvio que para quem está 2º Ciclo parece infantil ver alguém a aprender a ler.

    Para quem está no Secundário parece infantil ver um menino do 2º ciclo ou do 3º a aprender a fazer equações.

    Para quem está na Universidade parece infantil ver alguém a queixar-se por ter 2 exames.

    Para quem está num emprego parece infantil ver alguém a queixar-se por estar na Universidade.

    Etc. etc.

    E no entanto todos vocês já estiveram a aprender a ler, a fazer equações... e agora fazem o mesmo que os outros sempre vos fizeram!

    É óbvio que cada nível de escolaridade tem uma exigência correspondente à idade e às capacidades dos alunos. Se calhar foi mais difícil para mim aprender a ler do que passar em 5 exames na Universidade. E, no entanto, hoje em dia isso parece-me ridículo...

    A lição deste comentário é esta: queixa-te à vontade, mas encara estes exames como mais um nível que tens de passar. Daqui a uns anos, se calhar, serás tu a vir aqui comentar a mandar os alunos do 11º e 12º anos trabalhar!

    Mas, como diz um dos anónimos, seria bem mais fácil com umas licenciaturazitas ao domingo ;)"

    ResponderEliminar
  7. Caros amigos: (e digo amigos sem nunca vos ter conhecido!)

    Li o blog desde o início, acompanhei a sequência de posts que foram colocando, sofri a estudar para os meus exames da faculdade ao mesmo tempo que vocês. E Gostei!
    E não achei que haja instrumentalização! Qualquer pessoa (director de jornal, neste caso) com dois dedos de testa convidava bons alunos a escrever num blog que irá patrocinar! Tem a garantia que será um blog interessante, basicamente terá também alunos que sabem redigir um texto minimamente interessante e coerente.

    Quanto ao facilitismo das provas: só quem passa por elas sabe se são assim tão fáceis como parecem. Costumo dizer que os exames das cadeiras que já fim foram todos muito fáceis! (mesmo que me tenha esforçado ao máximo para ter 10!)
    Dizer que os exames deste ano eram mais faceis que os do meu ano é a primeira coisa que me vem à cabeça...mas apesar de já ter feito os meus exames à uns anos atrás, recordo-me que foram dias muito difíceis, exames que me deram algum trabalho e que achei difíceis.
    O facto de termos má nota num exame não indica que o exame seja difícil. Achei sinceramente o exame de português fácil.

    E já agora...por uma questão de respeito...quando é para insultar alguém, se formos pessoas minimamente honradas, assinamos. Mas isto só para quem recebeu alguma educação!

    Força bloguistas (futuros colegas?), nos próximos anos farão ver muitos pseudo-anónimos que aqui vos mandam ir trabalhar ;)

    ResponderEliminar
  8. a ideia foi gira o objectivo era mesmo dar voz a estudantes e acompanhar o seu dia a dia de stress durante os exames.

    Deixem-se de ataques e não digam q é tudo instrumentalização

    ResponderEliminar
  9. É ÓBVIO QUE VOCÊS NÃO TÊM CULPA NENHUMA.
    A CULPA NÃO É VOSSA. NÃO SE ESQUEÇAM DISSO.
    SÓ FALTA QUE VOCÊS FIQUEM CARREGADOS DE SENTIMENTOS DE CULPA.
    O ANO FOI PÉSSIMO. OS CRITÉRIOS DE CORRECÇÃO SÃO DESASTROSOS.
    VOCÊS TÊM 18 ANOS? NÃO SE ESQUEÇAM DE VOTAR.

    ResponderEliminar