segunda-feira, 8 de junho de 2009

Dia 1

Estamos precisamente a uma semana do primeiro exame do 12º ano. Português, Matemática e Economia, para mim. Cruzes. Gerir o estudo de três disciplinas durante duas semanas não é fácil, ainda mais tendo em conta que uma delas é Matemática e é preciso estudá-la
TODOS
E
CADA
DIA.

Enfim. Hoje o que é que eu já fiz? Fui ao apoio de Matemática, 90 minutos a fazer exercícios, tirar dúvidas, a minha cabeça está cheia de limites notáveis, senos, cosenos, tangentes, cis de teta, probabilidades condicionadas, primeiras e segundas derivadas, teoremas de Bolzano, binómios de Newton... É notável como provavelmente ficamos condicionados, nós estudantes de Matemática, derivado aos nervos.
Estou à espera que o baterista que não tem Matemática há um ano me diga qualquer coisa para irmos estudar. Não sei como é que ele se vai safar.
Por agora, acho que vou atacar a Economia.

8 comentários:

  1. Boas,

    Força já está quase a acabar :) Depois destes exames só o céu é o limite :)
    E quem for para a faculdade que se prepare... pois vai ser muito mais difícil estudar para os exames :p porque vão ter trabalhos para terminar e apenas dias para estudar a sério para os exames...

    Cumpz e mais uma vez Boa Sorte

    ResponderEliminar
  2. Aqui começa o inicio de um ciclo, agora todos os anos vais te andar a queixar do mesmo de exames e mais exames e tempo, muito pouco tempo.
    Por isso vai treinando a fazer grandes maratonas de estudo que por mais que te apliques vai te aparecer daqui para a frente.

    Comprimentos e boa sorte

    ResponderEliminar
  3. Olha, vou abrir o jogo: sou professor de Matemática. Devo dizer que estou cansado de ver a minha disciplina como bode expiatório de todos os males do nosso sistema educativo. Todas as disciplinas deveriam ter exame nacional, não achas? O que seria de ti e de todos os teus colegas se o Inglês e a Filosofia tivessem exame nacional no final do 11º ano? Estás preocupado com a Economia - por causa do exame, claro...
    Se a disciplina de Economia tivesse como base de avaliação uns «trabalhos» facilmente plagiados na Internet, já tudo estaria bem: até o professor, em vez de «besta», seria «bestial»...
    Talvez te volte a contactar.
    Em todo o caso, desejo-te FELICIDADES para os exames, extensivas a todos os jovens teus colegas...

    ResponderEliminar
  4. Bom comentário sr. professor, concordo plenamente consigo. As disciplinas deveriam ter uma avaliação final do tipo exame nacional. Penso que a avaliação seria mais uniformizada e justa para todos.
    Aos alunos finalistas, posso-vos dizer pela minha recente experiência (não em Economia), que o essencial é não stressarem em demasia. É quase irreal pedir para não ficarem ansiosos ou nervosos, mas tentem controlar essa cabecinha!! Para muitos, está muita coisa em jogo e não vão querer que os nervos vos estraguem as contas!!

    E como já disseram, acreditem que quando virem o smile azul aos saltos, chegam à conclusão que todo o trabalho foi recompensado!!

    Para me juntar à vossa causa, posso dizer que que tive hoje à tarde um exame, e vou começar agora a estudar para outro exame que tenho na 6ª feira. Não quero com isto "armar-me aos cucos" mas sim dizer que por trás desses 3 ou 4 exames nacionais está um mundo novo e dificil!! (mas acreditem......é muito bom...)

    Cumprimentos e boa sorte a todos
    Miguel

    ResponderEliminar
  5. Aproveita este ano. Acredita! Eu no ano passado estava como tu, aflito e achava que pior que exames nacional do 12º era impossível. Mas desengana-te, agora que estou a acabar o 1º ano da Faculdade juro-te, há coisas bem piores!
    A Faculdade é maravilhosa, uma diferença enorme do secundário, passas a maior parte do ano a acordar às duas da tarde, mas quando se entra em fase de exames ... até se arranca cabelos.

    ResponderEliminar
  6. Só um conselho, lutem por todas as décimas da vossa média, peçam recursos se acharem que a nota foi "roubada" (acontece muitas vezes). Não façam como eu, podia ter metido recurso a um exame e não o fiz porque achava que tinha média mais que suficiente para o que queria, não me quis dar ao trabalho, arrependi-me fortemente: as médias dispararam e fiquei a uma CENTÉSIMA (note-se que é uma parte em dez de uma décima, uma coisa absolutamente insignificante que significou muito na minha candidatura) de entrar no curso que queria na U. do Minho, assim, entrei no curso que queria mas em Coimbra que apesar de ser uma cidade magnífica fica-me muito longe de casa =/

    ResponderEliminar
  7. Bem, eu no meu tempo (que foi só à 3 anos) tive apenas uma semana para 5 exames (Português B, DGD, Química, Biologia e Matemática). De mencionar que Biologia era bem pior que matemática e a média nacional de matemática ainda era de 5 valores (o que, ao contrário do que se possa pensar, não indica que os alunos ficaram mais espertos).
    Estou de acordo quando dizem para lutarem pelas médias, mas não lutem de mais (torna-se difícil aguentar o stress extra que é só pensar em médias). Em relação à faculdade, quando lá tiverem, se não se levantarem todos os dias às 14h vão ver como as coisas se tornam mais acessíveis. Dito e confirmado por quem já está licenciado. O importante é estarem num curso que gostem (que não tem de ser o que querem agora: p)
    Boa sorte para o estudo e exames!!

    ResponderEliminar
  8. Olá finalistas do secundário!
    Neste momento já estou a tirar doutoramento. Para cá chegar precisei de passar por todos os stressantes períodos de exames do secundário (5 exames e 1 prova global...) e da minha licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia!
    Quem tem objectivos na vida, vai se tornando exigente consigo próprio. Claro que à medida que o tempo passa temos que treinar as nossas faculdades mentais e de auto-controlo e por isso é que vos parece que esta fase de exames é coisa mais stressante do mundo. Para alguns até vai parecer que o mundo vai acabar...mas daqui a uns anos estarão licenciados. Depois continuarão a estudar ou irão trabalhar e concluirão que a fase mais difícil e stressante será a da entrada e manutenção no mercado de trabalho. Por isso a todos aqueles que estão na recta de exames recomendo uma boa dose de estudo, exercícios de auto-controlo dos nervos (para quem sofre deste 'mal'), boa organização, boa alimentação e muito descanso! vivam o momento intensamente porque afinal estudar até engraçado...para aqueles que tem o péssimo hábito de deixar td para estudar no fim raramente chega a perceber que os assuntos da maioria das disciplinas é muito interessante e enriquecedor.
    Boa sorte para todos!

    ResponderEliminar