quarta-feira, 17 de junho de 2009

Ora bem,

Ora, portanto, boa noite.
Hoje era suposto ter mergulhado em História (sim, eu sou a única(?) aluna de Humanidades deste Blog, pelo que vi!) de cabeça, mas por motivos de força maior (séries televisivas) foi completamente impossível. E depois quando reparei que a tarde me tinha passado toda ao lado, como é óbvio, entrei numa crise de choro e de nervos tal que tive que continuar a ver séries televisivas para me acalmar.
Hoje foi o exame de MACS (Matemática Aplicada às Ciências Sociais) que eu contava fazer na primeira fase. Mas como o tempo não foi suficiente para ver toda a matéria e como ainda tenho algumas dúvidas em certos capítulos, resolvi deixar para a segunda fase. Não me sentia, de todo, preparada. Porém, agora, ao ver o exame de Macs de hoje, apeteceu-me bater com a cabeça na parede e dizer 'Burra, burra, burra! Três vezes Burra!' porque o exame era, até para mim que não estudei tudo o que queria, o mais básico possível.
Portanto, continuo indignada. Esta vida de estudante está a dar cabo de mim! A minha paciência esgota-se muito facilmente com quem quer que seja, as minhas noites são quase em branco e os meus dias de estudo muito pouco produtivos. E tudo para entrar num curso que nem sei se me vai dar emprego (o meu querido Direito) e que nem sei se não vai dar ainda mais cabo de mim!
Força, estudantes. Já só falta quase um mês!! Ah, vida malvada.

11 comentários:

  1. Se as noites não forem em branco... vais ver que os dias vão ser mais produtivos. Experimenta, a sério.

    ResponderEliminar
  2. Acho esta ideia do blog muito engraçada... No meu tempo não havia nada disto! Mas não era por causa disso que resolvi escrever, mas sim por causa do teu comentário acerca do teu "querido Direito"! Ainda bem que gostas e que estás mesmo decidida a ir para esse curso! Porque se não gostares não dá para o fazer! Depois em relação ao trabalho, não te preocupes já, quando acabares verás o que podes fazer! A vida dá muitas voltas e a economia nacional também (esperamos nós)! Quanto ao facto de vir a dar ainda mais cabo de ti... Em relação a isso podes ter a certeza! Mas experimenta dormir e criar uma rotina de estudo, que te vai fazer muita falta nos exames de direito! As séries são aliciantes, mas vão continuar depois da época de exames... Boa sorte para os exames e boa sorte para o teu querido curso de direito! O teu esforço vai ser recompensado!

    Ana (a terminar direito)

    ResponderEliminar
  3. Pois, estou com medo disso.. de não gostar. É o que toda a gente me diz, que é muito muito difícil e que quase ninguém acaba o curso. E isso causa-me sérias perturbações..

    ResponderEliminar
  4. Ontem realizaram-se mais seis exames, para os quais estavam inscritos cerca de 15 mil estudantes. Um deles foi o de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS). Para a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), o exame era “simples”, com perguntas orientadas, que não obrigam “a raciocínios de alguma complexidade”. (in Publico)

    Acho sinceramente que os exames de MACS chamam estupidos aos alunos...

    Ana (11ºano/ Ciências e Tecnologias)

    ResponderEliminar
  5. São os de MACS e os de Português. Onde é que já se viu exames nacionais de Português com perguntas de ESCOLHA MULTIPLA? São os facilitismos para os alunos de Ciências e Tecnologias. Como dizem os meus professores 'Os exames nacionais de português e de história são para beneficiar quem não sabe e confundir quem sabe.'

    ResponderEliminar
  6. Para quem faz exames de Biologia e Geologia com 21 escolhas multiplas altamente ambíguas, um exame de Português não é nada.
    Para quem tem Matemática A é uma ofensa existirem pessoas que entram no ensino superior com a nota de MACS, visto que qualquer aluno de Mat A faz o exame de MACS com uma perna às costas e é incompreensível como é que é preciso explicações de MACS.

    ResponderEliminar
  7. Cara amiga/o, o nosso exame principal é História A, disciplina que voces nem têm, nem mesmo nada parecido tipo História Aplicada às Ciências e Tecnologias. É um bocadinho infantil essa ideologia de que vocês são melhores porque percebem de funções e do sistema reprodutor do homem e dos bichos, uma vez que há áreas pra tudo. Nós percebemos de cultura, de raízes e de línguas. Sinceramente, é o que preferimos. Não duvides de que se nós quisessemos Matemática A, conseguíamos, uma vez q esta pede trabalho e muito estudo. Já letras, ou se tem jeito, ou não se tem. Não dá para tentar dar a volta. E além disso, numa conversa civilizada, quem percebe de história, geografia, etc, fica muito mais depressa associado a uma pessoa culta, do que os bichinhos de matemática que só percebem de números e de coisas exactas, que não dão para questionar e duvidar, hem ?

    ResponderEliminar
  8. Olá outra vez!!!

    Essas coisas que te dizem não são bem assim... Já viste quantos advogados há no país? O curso é mesmo muito dificil, mas com estudo, muito estudo, e gosto (que facilita bastante as coisas) é claro que se faz! Queres saber um bocadinho da minha história? Cá vai: fui para direito quando acabei o 12º ano, com uma boa média (17,3), viver para fora de casa dos pais, em Lisboa! Detestei Direito, achei que estava totalmente enganada e ao fim de 4 anos (sendo que ainda nem o 3º estava completo)desisti, saí da faculdade, voltei a fazer exames e candidatei-me a outro curso, entrei, acabei, fui trabalhar e adivinha... Pois é... Voltei para Direito outra vez! Entrei, e o mais espantoso, consigo safar-me bem! Com muito mais trabalho, porque estudar à noite não é fácil, mas estou no ultimo ano, faltam-me 4 cadeiras para terminar um curso que comecei há 10 anos e que numa altura da minha vida, pensei que não iria acabar!!
    Não penses no quão dificil é, pensa antes que tudo é possível se quisermos que seja! Boa sorte!!!

    Ana (a terminar Direito)

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. "Para quem tem Matemática A é uma ofensa existirem pessoas que entram no ensino superior com a nota de MACS, visto que qualquer aluno de Mat A faz o exame de MACS com uma perna às costas e é incompreensível como é que é preciso explicações de MACS."


    Anónimo/Anónima


    Eu nunca tive MACS na minha vida, e felizmente não tenho Matemática à 3 anos, com muito prazer. Podes achar que é incompreensível entrar-se no Ensino Superior com MACS (o que suponho, correct me if i'm wrong, não deve acontecer com muita frequência) porque, e isto sim é realmente INCOMPREENSÍVEL e DEPRIMENTE, a prova de ingresso em muitos cursos humanísticos, é Português. E é deplorável que os alunos de Ciências que se acham a raça ariana dos estudantes possam entrar em cursos de humanidades com Português. Que possam entrar em DIREITO com Português. Achas que é muito interessante saberes que a hipófise superior tem a forma de dois testículos quando de certeza que nem te passa pela cabeça o que é que o Adam Smith fez pela nossa economia, ou o que é que o Keynes representa para os sociais-democratas? Isso sim é deprimente, alunos de ciências terem as mesmas condições de acesso ao ensino humanístico, que alunos que andaram 3 anos do secundário a investir na sua educação (sim, porque ao contrário do que vocês pensam, nós até aprendemos alguma coisinha).

    Não me leves a mal, mas é só para teres consciência que as injustiças do ensino não são propriamente culpa nossa e que não são só em relação a vocês.


    Joanne:
    Também estou a um passo de escolher Direito e já me debati sobre essas questões. Está tudo tão mau na nossa área, que o menor dos males, é escolher aquilo que se gosta e em que se sabe que se vai ser bom. Além disso, o direito não é só advocacia...

    ResponderEliminar