quarta-feira, 10 de junho de 2009

Preciso de férias!!!

Eu não tenho duas semanas de exames: tenho mais de um mês! Tudo porque decidi deixar Físico-química para a segunda fase. Terei feito bem? Mal? Sei lá! De momento pouco me interessa: não tenho vontade nenhuma de estudar! Mas mesmo nenhuma…. Depois deste 11º puxado (o pior, acho eu) já merecia férias…

23 comentários:

  1. Oh amiga... Tanto drama... Anda lá, vai lá estudar

    ResponderEliminar
  2. Claro que fizeste bem!! A segunda fase existe para isso mesmo... Qualquer pessoa minimamente organizada distribue os exames pelas duas fases para ter melhor aproveitamento.
    Bom estudo...

    ResponderEliminar
  3. Eu também decidi fazer como tu... Uma coisa de cada vez!!!
    E depois férias

    ResponderEliminar
  4. Antes 4/5 anos no curso que querem e na faculdade que querem do que 2 semanas na praia.

    Uma muda-vos o futuro, a outra dá-vos uns escaldões. Acho que a escolha não é difícil...

    ResponderEliminar
  5. E é bom que vão ganhando ritmo porque na faculdade o que aprendes num mês ou dois, é o q aprendias na escola num ano. Além disso os exames são duas vezes por ano e não 2 ou 3, tens uns 4 ou 5 de cada vez.

    Pensa se estás assim tão mal..

    Nós é que não sabemos quando estamos no secundário mas... são uns meninos! VocÊs não têm culpa. A culpa é dos FDP dos DESgovernos que temos tido desde 1996

    ResponderEliminar
  6. Depende do curso.
    Eu tenho exames praticamente de mês a mês... e cada exame engloba um tema nas suas variadas vertentes (ou seja, disciplinas).
    Resumindo: a cada mês tenho um exame (único), que engloba 5 disciplinas, acerca de um tema específico.
    Não é fácil, mas também não é o fim do mundo.

    De qualquer modo, a carga de matéria que aprendes na universidade durante um mês é realmente incomparavelmente maior do que o que aprendias no secundário.

    Eu diria mesmo que num mês chegas a aprender mais do que o que aprendias num ano de secundário.

    ResponderEliminar
  7. Coitados, eu tive 5 exames e não chorei!!!
    Na faculdade vais ter 5 exames, testes pelo meio, montes de trabalhos e mesmo assim ainda te divertes!!!
    Vocês estão é mal habituados, a papinha toda feita... O meu exame de matemática do 12º ano (matéria antiga e não a de agora) teve apenas 1 mês de preparação e tinha anulado a cadeira e fiquei com 15, e tinha mais 4 exames. Vocês têm três e ainda se queixam??? BAH
    Meninos :S

    ResponderEliminar
  8. Ola a todos.
    Eu sei que os exames sao uma fase má... estou no primeiro ano da faculdade e acreditem que tenho essa realidade bem presente.
    Por isso gostava de vos dizer que tenham calma.. e uma fase trabalhosa mas que passa como todas as outras.. eu tambem deixei um exame para segunda fase e confesso que nao me correu como esperava.. talvez por ter apostado demasiado nos de primeira e estar exausta.. enfim o que vos queria mesmo dizer e que nao exagerem no esstudo. empenhem.se, sim, mas tenham calma e ponham a racionalidade acima dos nervos.

    Eu tentei fazer isso e entrei em primeira
    opçao :D

    Boa sorte a todos.

    ResponderEliminar
  9. Não estudem, carago! Façam como o Sócrates: peçam exames ao domingo! É que está a dar! Não foi isso que a Ministra da Educação mandou que os profs vos ensinassem? E disso ela sabe! Oh, se sabe!!! "Quanto mais analfabetos, mais fácil é mandar em vós" (Sócrates Salazar)

    ResponderEliminar
  10. Eu estou no 1º ano da faculdade e tal como alguém já disse compreendo perfeitamente o stress dos exames nacionais. Na faculdade há mais trabalho, é certo, mas é tudo mais conciso e a bagagem tb é outra.Nos exames nacionais tem-se muito menos hipoteses de corrigir eventuais "desgraças" do que nos exames da faculdades, para além da preponderância que eles têm na nossa vida.

    ResponderEliminar
  11. oh amiga isso n é nada!

    ResponderEliminar
  12. É engraçado ver os comentários que aqui se fazem...

    Todos mandam "ir trabalhar", dizem que "isso não é nada" mas são os mesmos que dizem isso que deixam no ar aquela ideia de "no meu tempo é que se trabalhava"!

    Ridículo.

    É óbvio que para quem está 2º Ciclo parece infantil ver alguém a aprender a ler.

    Para quem está no Secundário parece infantil ver um menino do 2º ciclo ou do 3º a aprender a fazer equações.

    Para quem está na Universidade parece infantil ver alguém a queixar-se por ter 2 exames.

    Para quem está num emprego parece infantil ver alguém a queixar-se por estar na Universidade.

    Etc. etc.

    E no entanto todos vocês já estiveram a aprender a ler, a fazer equações... e agora fazem o mesmo que os outros sempre vos fizeram!

    É óbvio que cada nível de escolaridade tem uma exigência correspondente à idade e às capacidades dos alunos. Se calhar foi mais difícil para mim aprender a ler do que passar em 5 exames na Universidade. E, no entanto, hoje em dia isso parece-me ridículo...

    A lição deste comentário é esta: queixa-te à vontade, mas encara estes exames como mais um nível que tens de passar. Daqui a uns anos, se calhar, serás tu a vir aqui comentar a mandar os alunos do 11º e 12º anos trabalhar!

    Mas, como diz um dos anónimos, seria bem mais fácil com umas licenciaturazitas ao domingo ;)

    ResponderEliminar
  13. E muita sorte têm vocês! Quando acabei o 12.ºano tive de fazer exames a todas a disciplinas!!

    ResponderEliminar
  14. Acho engraçado o teu blogue. No meu tempo não havia nada disso(tenho 43 anos), mas sofri essa ansiedade e esse cansaço. Mais eu não tinha férias, pois nas férias ía trabalhar, fazer promoções de iogurtes nas mercearias na Praia de Mira, Figueira da Foz e Pombal, ali com a praia ao pé a coisa ficava mesmo bera. Nos bocaditos ía lendo os apontamentos para chegar a bom porto.
    Olha agora que sou casada e tenho marido e filhas, digo-te devia ter aproveitado mais esse tempo! Agora é mais stressante!
    Vive esta época.
    Não entres em stress e não receies por antecipação.
    Respira fundo!
    Tens tudo para venceres.
    Bem hajam jovens deste país!
    Beijo e força. Vão conseguir.

    ResponderEliminar
  15. ah e já agora não desanimes com certos comentários. cada um de nós vive e viveu estes momentos e a única coisa de que precisamos é de gente a dizer que não valemos nada ou que nos desvalorizem o sofrimento. mas reforço, vais ultrapassar tudo vais ver. a minha filhota de 14 anos também no seu 8º ano anda cansada e eu percebo-a também. é claro que as respinsabilidades vão sempre aumentando, por isso digo-te vive hoje o mais intensamente possível e olha o resto vem por acréscimo.
    beijos.

    ResponderEliminar
  16. vê se estudas, preguiçosa.

    ResponderEliminar
  17. acho que deverias tentar a primeira fase a tudo, conheço pessoas que deixaram uma disciplina para a segunda fase e correu-lhe mal, depois teve de andar mais um ano a fazer essa disciplina e agora vai a exame outra vez. e pelo que me dizem (não sei se é verdade porque ainda não cheguei lá) na universidade só vai a exame que não passa nas frequencias e tem em trabalhos com notas baixas.

    ResponderEliminar
  18. Não é verdade, Anónimo das 23:31. Esse caso de que falas é se houver avaliação contínua, o que não acontece em grande parte das disciplinas.

    Quanto ao teu conselho... Não servia de grande coisa ir à primeira fase. Porque nesse caso, para repetir o exame no mesmo ano (11º, no caso) essa nota só contaria na segunda fase de acesso ao ensino superior. E aí as médias são muito mais baixas.

    Repetir o exame no mesmo ano (normalmente) não é opção válida...

    ResponderEliminar
  19. Quando começarem a trabalhar vão ter imensas saudades de quando os exames eram a vossa preocupação. Aquilo que agora é um inferno para vocês, quando começarem a trabalhar, a construir a vossa independência, a organizarem a vossa vida, vai tornar-se uma memória refrescante. Aproveitem.

    ResponderEliminar
  20. Acho que devemos tirar a lição do 1º comentário do 'Mais ou menos Anónimo'. Quanto a mim, diz tudo.

    ResponderEliminar
  21. acho que nao te devias preocupar com alguns comentários ridculos que estao aqui. vive, nao te agarres demasiado ao estudo, sai, diverte-te, namora!! isso sim, acaba por ser o mais importante, na minha opinião, e olha que já tenho alguns anos de experiência (vinte e poucos) !! espero que corra tudo bem

    ResponderEliminar
  22. Livrinhos, estudo...vão masjé trabalhar!

    ResponderEliminar
  23. parabens pela entrevista

    ResponderEliminar